top of page
  • Foto do escritorAna Rios

O que é Constelação Sistêmica?

Atualizado: 20 de set. de 2022


A Constelação Sistêmica é uma ferramenta de trabalho utilizada pelo terapeuta sistêmico na prática do diagnóstico e tratamento das questões trazidas pelo cliente no processo terapêutico.




Bert Hellinger com seu entendimento das Leis segundo as quais os membros de um sistema familiar ficam tragicamente implicados, nos mostra um caminho de conhecimento que leva a compreensão das “Ordens do Amor”.

São ordens preestabelecidas para o amor nas relações humanas.

Seu conhecimento é necessário para que sejamos bem-sucedidos nas relações.

O amor cego e inconsciente, que desconhece essas ordens, frequentemente nos desencaminha. Mas o amor que as conhece e respeita realiza o que almejamos, produzindo em nós e ao nosso redor efeitos benéficos e curativos.

As Ordens (ou Leis) do Amor são leis naturais que acontecem ainda que não haja consentimento prévio de vontade.


As três leis do sistema são:


Lei do Pertencimento;

[Todos os elementos têm direito de pertencer ao sistema. Um elemento excluído no sistema abre espaço para que haja nas gerações posteriores - um novo elemento - que se identifique com o excluído. Cada elemento tem uma função e não pode ser excluída.]


Lei da Hierarquia;

[O respeito aos antigos e a prioridade aos novos. E, esta, garante o futuro da família e eterniza o Amor, uma garantia de que a Vida flui.]


Lei do Equilíbrio;

[O conceito de dar e receber fundamental para a Vida. Há duas formas:

Equilíbrio Horizontal - entre adultos e;

Equilíbrio Vertical – entre grande (pais) e pequenos (filhos) que passa para frente o que recebeu dando continuidade às futuras gerações - à Vida.]


Vou acrescentar a Lei do Tempo e Espaço - observada e colocada na formação de constelador sistêmico pelo iBRACS

[Tem a ver com o aqui e agora – Viva com a idade que você está agora, ou seja, nesta lei entra as fases de evolução do indivíduo (em relação ao seu mental e emocional).]

“A teoria dos Setênios faz parte da Antroposofia, filosofia criada por Rudolff Steiner. Segundo ele, a Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. A teoria dos setênios foi criada a partir da observação dos ritmos da natureza e da própria natureza no sentido da vida. Segundo a teoria, a vida é dividida em fases de sete anos, onde podemos compreender com mais facilidade a condição cíclica da vida humana.



Além disso tenha consciência do passado, do presente e do futuro - são três dimensões que orientam o fluxo da Vida.

O adulto aprende com o passado, aplica no presente e, assim aprimora para o futuro.


Assim, o conhecimento da visão sistêmica, nos habilita a enxergar o que há por trás da desordem do sistema familiar.

Herdamos não só os aspectos físicos da nossa família como também traumas, dificuldades e questões emocionais não resolvidas.

Então, a constelação sistêmica familiar ajuda a revelar o que nos emaranha nos destinos de outros membros da família ou do grupo familiar, bem como os efeitos desses envolvimentos.

Traz à Luz o que está oculto.

E, assim, pode ser visto, trabalhado e colocado em ordem e equilíbrio.

Venha “VIVENCIAR” a constelação e, assim, encontrar os recursos internos e externos que direcionará a sua Vida para o saudável.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page